sexta-feira, 10 de março de 2017

Fórum Internacional de Direitos Humanos em Genebra terá a participação da Presidenta Dilma Rousseff

Tema: Combate a fome e a pobreza: 
os casos do Brasil e da Índia

Índia e Brasil são duas potências emergentes, mas esses gigantes agrícolas estão atormentados pela fome e pela pobreza que afetam milhões de pessoas. Intransponível?

A FIFDH (Movimento Internacional de Direitos Humanos) dá as boas vindas à Presidenta Dilma Rousseff, que, juntamente com seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou o Fome Zero, um dos mais ambiciosos programas de combate a fome. Permitiu que mais de 20 milhões de brasileiros escapassem da fome. 
A Índia tem cerca de 200 milhões de pessoas subnutridas. Sob a pressão da sociedade civil e depois de várias batalhas legais duras, a Suprema Corte implementou com êxito um sistema para garantir a entrega de alimentos aos mais pobres, muitas vezes objeto de especulação e corrupção. Esses dois exemplos podem ser replicados em outro lugar? Quais são, em ambos os casos, as lições aprendidas? 

Uma conversa com Dilma Rousseff iniciará o evento. Na sequência, acontecerá a projeção do filme 
An Insignificant Man (Um Homem Insignificante) e um painel de discussão sobre os direitos sociais e econômicos. O referido filme relata o nascimento do Partido do Homem comum na Índia. Seu fundador, Arvind Kejriwal, está determinado a construir uma força insurgente em um clima político estagnado, mas seu projeto continua controverso. Ativistas, políticos, acadêmicos e cidadãos lideram esse filme épico no coração da maior democracia do mundo.  Direção: Khushboo RANKA & Vinay SHUKLA. Elenco: Arvind KEJRIWAL, Yogendra YADAV, Santosh KOLI